Esse código foi criado e executado utilizando a biblioteca do p5.js. O p5.js é uma biblioteca JavaScript criada para tornar o desenvolvimento algo acessível e inclusivo para artistas, designers, educadores e iniciantes, ou seja, para qualquer pessoa. Por conta dessa característica, a biblioteca vem com inúmeras funções prontas, que facilitam o processo de escrita do código. Sendo assim, a função draw()
, setup()
, preload()
são alguns exemplos dessas soluções que já estão incluídas na biblioteca.
function draw()
É responsável por mostrar os desenhos na tela de pré-visualização e atribuir comportamentos ao código. Além disso, o p5.js utiliza um sistema de coordenadas que atribui um valor em cada ponto da tela para que possamos identificar o local exato onde os desenhos aparecem. Um aspecto interessante da função é que ela funciona como se possuísse um loop, o que faz com que o código escrito em seu escopo seja executado continuamente e por isso que consegue desenhar os elementos no ambiente de visualização e fazê-los se movimentar.A draw ()
é chamada automaticamente após asetup()
e nunca deve ser chamada explicitamente;A draw ()
executa continuamente as linhas de código contidas em seu bloco até que o programa seja interrompido ounoLoop ()
seja chamada;- Dentro da
draw()
as ações são controladas comnoLoop()
,redraw()
eloop()
. Depois quenoLoop()
interrompe a execução do código emdraw()
, aredraw()
faz com que o código dentro dedraw()
seja executado uma vez eloop()
fará com que o código dentro dedraw()
retome a execução continuamente; - Podemos inserir diretamente o código na
draw()
ou chamar as funções que apresentam o comportamento desejado (por questões de boas práticas, o instrutor trabalha com funções no curso); - Só pode haver uma função
draw()
para cada sketch, edraw()
deve existir se quisermos que o código seja executado continuamente ou para processar eventos comomousePressed()
;
constrain()
: limita um valor aos valores passados a ela. Caso o valor seja maior que o limite superior, a função retornará o limite superior. Se o valor for menor que o limite inferior, será retornado o valor do limite inferior.
Além de todas essas informações, um elemento super importante para compreender o posicionamento dos objetos em tela é o sistema de coordenadas do p5.js.